DISCIPLINA
PEDAGOGIA DAS ACTIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS:
Pretendemos dotar o Licenciado em Desporto com os conhecimentos e as competências fundamentais à compreensão dos processos gerais e específicos de ensino e aprendizagem, de modo a poder adequar os modelos organizacionais, as metodologias, as estratégias em função de uma perspectiva de eficácia na promoção de uma prática pedagógica competente.
Compreender e interpretar o conceito de currículo.
Também, deverá desenvolver competências de observação e análise de situações decorrentes do processo ensino/aprendizagem e, com base nestas, ser capaz de fazer o diagnóstico e traçar o plano de reestruturação de forma a alterar comportamentos, encontrando outras metodologias e estratégias pedagógicas mais adequadas ao processo ensino e aprendizagem.
CONTEÚDOS PROGRÁMATICOS:
I Tema – A Educação pelo Desporto
Aborda-se a contribuição da prática desportiva na formação pessoal e social, equacionando o desporto como um meio ao serviço do desenvolvimento humano, esclarecendo os grandes princípios orientadores da intervenção pedagógica dos treinadores. Aborda-se o papel dos pais e dos dirigentes, as questões da especialização precoce e do respeito pelas fases e etapas de desenvolvimento e da carreira do atleta. Esclarece-se a importância da prática desportiva, nas suas diversas conceções e vertentes, ao longo da vida, referenciando-a a públicos diferenciados e a contextos também diferenciados.
II Tema - Enquadramento histórico e conceptual
Abordagem histórica e conceptual da Pedagogia do Desporto e o objeto da Pedagogia do Desporto. A Pedagogia do Desporto no seio das Ciências do Desporto e na relação com as outras ciências (da educação e da motricidade). Os diversos modelos de estudo e investigação em Pedagogia do Desporto são apresentados, referindo-se os diversos paradigmas de investigação e produção de conhecimentos (nomeadamente, o empírico-analítico, o modelo processo-produto, o paradigma dos processos mediadores e ecológico), caracterizando-os nos seus aspetos essenciais. O currículo e a sua importância para a perceção da pedagogia.
Tema III - O Currículo e sistema de ensino Português
Visão tradicional do currículo: princípios de Taylor e de Ford. Teorias críticas do currículo. Currículo no ato educativo: formal e não formal. Territorialidades curriculares: currículo nacional; currículo regional; currículo local. Atual organização curricular do sistema de ensino Português: pré-escolar; ensino básico; ensino secundário; centros novas oportunidades. Instrumentos construtores do currículo na escola: Projeto Educativo de Escola; Projeto Curricular de Escola; Projeto Curricular de Turma; Regulamento Interno; Plano Anual de Atividades. Currículo formal, não formal e informal
IV Tema - Intervenção Pedagógica em Treino Desportivo
Aborda-se a problemática da intervenção pedagógica do Treinador, procedendo-se a um estudo das noções essenciais e dos fundamentos que suportam a eficácia e a qualidade do ensino das atividades desportivas, referenciando conceitos como Modelos, Estratégias, Métodos e Técnicas de ensino. Procede-se à apresentação das principais técnicas de intervenção pedagógica, a saber, técnicas;
a) Gestão do tempo e dos recursos espaciais, materiais e humanos.
b) Instrução.
c) Clima e disciplina.
d) Gestão da segurança.
e) Observação/avaliação
f) O Feed-back Pedagógico
V Tema - A Competência de Observação/Avaliação em Desporto: a competência de avaliação subjetiva de movimentos desportivos.
Neste tema estuda-se o processo de observação de movimentos desportivos, como competência de ensino e desenvolve-se o treino de observação: sua utilidade e protocolos de treino e avaliação.